Boas-vindas!
Olá! Nós agradecemos sua visita. Por favor, sinta-se livre para explorar nosso blog!
Internet Explorer
O Internet Explorer não é mais suportado. Por favor, atualize para um navegador mais moderno.

ORIGEM DA ORAÇÃO AVE MARIA
Iniciado por Marta Villela

ORIGEM DA ORAÇÃO AVE MARIA?

Esta oração, que na época medieval era conhecida como “Saudação Angélica”, é uma oração composta de duas partes: uma de louvor e outra de súplica.

A sua primeira parte é tirada do Evangelho de São Lucas: consiste na saudação do Anjo Gabriel a Maria : “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” ( Lc 1,28b) , e na saudação de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” ( Lc 1,42b ).

Inicialmente, esta união entre as duas saudações era encontrada somente na liturgia, e só mais tarde tornou-se uma oração popular. O seu uso como fórmula de oração começou nos mosteiros, em torno do ano 1000 e foi, aos poucos, se difundindo, tornando-se universal após o século XIII. O texto, porém, compreende somente a primeira parte, sem o nome de Jesus.

Foi somente no século XV que se acrescentou a segunda parte da Ave Maria : “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém. ”E foi nesta época também que se adicionou o nome “Jesus” no final da primeira parte.