Boas-vindas!
Olá! Nós agradecemos sua visita. Por favor, sinta-se livre para explorar nosso blog!
Internet Explorer
O Internet Explorer não é mais suportado. Por favor, atualize para um navegador mais moderno.

CHAMADOS, COMO MARIA, A SEGUIR JESUS
Iniciado por Marta Villela

CHAMADOS, COMO MARIA, A SEGUIR JESUS

São João, 2, 1-10

1.Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galileia, e achava-se ali a mãe de Jesus...... 5.Disse, então, sua mãe aos serventes: “FAZEI O QUE ELE VOS DISSER”. 6.Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus.........

Embora sejam muitas as imagens, vestes e rostos, a Mãe de Jesus só tem um nome: Maria (em hebraico: Miriam), como nos diz Lucas ao narrar a aparição do arcanjo Gabriel para anunciar-lhe sua escolha para Mãe do Salvador: "E o nome da Virgem era MARIA" (Lc 1,27).

Todas as outras denominações com que veneramos Nossa Senhora não são nomes, mas títulos que expressam uma faceta ou aspecto da presença de Maria na vida da Igreja e dos fiéis cristãos. Maria "é uma só", mas recebe vários nomes ou títulos em função de lugares onde teria aparecido (de Fátima, de Lourdes...), de graças que tenha concedido (das Graças), de locais onde é padroeira (Aparecida), de graças que necessitamos (da Boa Viagem, da Saúde ...).

O sim de Maria, proferido ao anjo na anunciação  - Maria não duvidou.

Maria, pessoa ouvinte da Palavra de Deus. Quando o anjo Gabriel lhe comunicou o chamado de Deus para ser a Mãe de Jesus, ela respondeu: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38). Isso demonstra que ela conhecia o plano de Deus revelado na Escritura.

Maria, pessoa da caridade. Depois do anúncio do anjo, ao saber que sua parenta Isabel estava grávida, Maria foi apressadamente as montanhas de Judá para prestar auxílio a sua prima Isabel, movida pela caridade (Lc 1,39-45).

Maria do Testamento (herança espiritual). As palavras pronunciadas por Maria que ressoam no coração da humanidade são um exemplo vivo de toda a pessoa que está se preparando para o grande acontecimento da crisma.

Maria, corredentora da humanidade. Maria estava de pé junto a cruz de Jesus. Ao ver sua mãe ao lado do discípulo que ele amava, disse a ela: “Mulher, eis aí teu filho" (Jo 19,26), depois disse ao discípulo: "Eis aí tua mãe" (Jo 19,27).

Maria, com a indicação: "Fazei tudo o que ele vos disser" (Jo 2,5), mostra que está atenta as nossas necessidades, intercede a Deus por nós, como intercedeu junto a seu Filho Jesus, pedindo ajuda nas bodas de Caná.

Maria é a Mãe de Deus e a Mãe da Igreja. Ela viveu intensamente sua fé e fidelidade a Deus, de tal modo que sua vida foi marcada pela fé em Jesus no cumprimento da vontade do Pai.

Perceba a sensibilidade e a delicadeza de Nossa Senhora, que se comoveu perante a perturbação daqueles noivos, a quem ela se apressou a socorrer, implorando ao seu Filho um milagre, o primeiro, mesmo que ainda não tivesse chegado a sua hora... e entender o que diz para mim a frase: "Fazei tudo o que ele vos disser" (Jo 2,5).

A oração do Ângelus:

A: O Anjo do Senhor anunciou a Maria.

B: E ela concebeu do Espirito Santo.

Todos: Ave Maria...

A: Eis aqui a serva do Senhor.

B: Faça-se em mim segundo a vossa palavra.

Todos: Ave Maria...

A: E o Verbo divino se fez carne.

B: E habitou entre nós.

Todos: Ave Maria...

A: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

B: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Todos: Oremos: Infundi, Senhor, a vossa graça em nossos corações, para que nós, que conhecemos pela anunciação do anjo a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, por sua paixão e morte na Cruz, cheguemos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém!

Em silêncio, contemplar uma imagem de Maria.

Atenta aos apelos de Deus Pai, quando recebeu a mensagem do anjo; aos pés da cruz foi proclamada por Jesus a Mãe da humanidade; na ressurreição de Jesus, ajudou os discípulos a recordar tudo o que Jesus ensinou, disse e fez; junto com os discípulos recebeu o Espirito Santo.