Boas-vindas!
Olá! Nós agradecemos sua visita. Por favor, sinta-se livre para explorar nosso blog!
Internet Explorer
O Internet Explorer não é mais suportado. Por favor, atualize para um navegador mais moderno.

OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS
Iniciado por Marta Villela

OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS

1 - AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS.

Amar a Deus no próximo, através do nosso irmão. Temos que nos assemelharmos a Ele, e para isso nos temos que:

- Amar a todos

- A todos perdoar.

- A todos servir

- E a ninguém excluir

Quando fomos batizados nós nos tornamos cristãos. Isso quer dizer que nós não somos apenas amigos de Cristo, mas que estamos inseridos (fazemos parte) no seu projeto de salvação, de restauração.

E eu restauro a sociedade quando eu ajo com a consciência moral cristã, testemunho Jesus Cristo onde quer que eu esteja, quando luto contra o preconceito.

"Deus só pede o nosso amor"

2 - NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO.

 

Devemos ter um grande respeito ao santo Nome de Deus e não pronunciá-lo nunca de maneira desrespeitosa ou desnecessária. Não devemos jurar em falso ou sem necessidade. Jesus ensinou a rezar no Pai Nosso: Santificado seja o vosso Nome.

Repetimos isso muitas vezes ao fazer o sinal da Cruz e ao dizer a invocação: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo (fazendo uma inclinação de cabeça).

Quão formoso é saber usar bem na vida cotidiana: graças a Deus; se Deus quiser; por Deus; com o favor de Deus; Deus te guarde; Adeus; que Deus te abençoe; que Deus te acompanhe; vai com Deus, etc.

 

Acostume-se a se expressar assim.

3 - GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA

O Terceiro Mandamento nos lembra que o domingo é o dia do Senhor e a Ele deve ser dedicado. “Trabalharás durante seis dias e farás todas as tuas obras. O sétimo dia, porém, é o sábado do Senhor, teu Deus. Não farás nenhum trabalho” (Êx 20,8-10). O dia do ‘Sábado’ no Antigo Testamento lembrava também a libertação de Israel do Egito. No Novo Testamento recorda agora a Páscoa de Jesus e sua Ressurreição no domingo. Por isso, a Igreja, desde o tempo dos Apóstolos, guarda o domingo como o Dia do Senhor.                                                                                                                                                As "festas de guarda" são:                                                                                                                                                           - Santa Maria, Mãe de Deus - 1 de janeiro.

- Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi) - data variável entre maio e junho: 1ª quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade (neste ano será na próxima quinta feira, dia 20/06/2019)

- Imaculada Conceição de Maria - 8 de dezembro.

- Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo - 25 de dezembro.

 

- Proíbe todo uso impróprio do nome de Deus.

- Respeito - consequência do amor

- Jurar usando o nome de Deus

4 - HONRAR PAI E MÃE

- O quarto mandamento vem acompanhado de uma promessa:

"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.  (Êxodo 20:12)

"Honra teu pai e tua mãe" - "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".  (Efésios 6:2-3)

5 - NÃO MATAR

Só Deus tem o direito de tirar a vida. O cristão está SEMPRE a favor da Vida. Por isto somos contra o  Aborto,  a Eutanásia, o Suicídio, o Homicídio.

A nossa vida pertence a Deus.

6 - NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE

"Não cometerás adultério" (Ex 20, 14)

Ouvistes o que foi dito: "Não cometerás adultério". Eu, porém, vos digo: todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração (Mt 5,27-28).

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina: "Homem e mulher os criou..." "Deus é amor e vive em si mesmo um mistério de comunhão pessoal de amor. Criando-a à sua imagem... Deus inscreve na humanidade do homem e da mulher a vocação e, assim a capacidade e a responsabilidade do amor e da comunhão."

"Deus criou o homem à sua imagem... homem e mulher ele os criou" (Gn 1,27); "Crescei e multiplicai-vos" (Gn 1,28); "No dia em que Deus criou o homem, Ele o fez à semelhança de Deus. Homem e mulher Ele os criou, abençoou-os e lhes deu o nome 'homem', no dia em que foram criados" (Gn 5,1-2).

A sexualidade afeta todos os aspectos da pessoa humana, em sua unidade de corpo e alma. Diz respeito particularmente à afetividade, à capacidade de amar e de procriar e, de uma maneira mais geral, à aptidão a criar vínculos de comunhão com os outros.

Cabe a cada um, homem e mulher, reconhecer e aceitar sua identidade sexual. A diferença e a complementaridade físicas, morais e espirituais estão orientadas para os bens do casamento e para o desabrochar da vida familiar. A harmonia do casal e da sociedade depende, em parte, da maneira como se vivem entre os sexos a complementaridade, a necessidade e o apoio mútuos.

"Ao criar o ser humano, homem e mulher, Deus dá a dignidade pessoal de modo igual ao homem e à mulher."

7 - NÃO ROUBAR

Catecismo da Igreja Católica afirma que o sétimo mandamento descreve o respeito aos bens alheios com a prática da justiça e da caridade, da temperança e da solidariedade.

Os principais pecados contra o sétimo mandamento da Lei de Deus são:
- Roubar
- Causar dano ao próximo em seus bens.
- Não trabalhar conforme o dever ou trabalhar mal.
- Não pagar o justo salário aos empregados e obreiros.
- Servir-se da miséria do próximo ou da escassez pública para monopolizar ou enriquecer-se com injustos aumentos de preço.
- Não cumprir os deveres do próprio cargo permitindo que se prejudique ao próximo ou ao bem comum. 
- Emprestar dinheiro ou outra coisa exigindo um excessivo interesse.
- Enganar ao próximo no comércio com pesos, medidas ou moedas falsas, ou com mercadorias estragadas ou quebradas.
- Reter bens alheios contra a vontade de seus donos.
- Subornar ou exigir propina.
- Colaborar em qualquer roubo ou injustiça contra os bens alheios.

A que estão obrigados os que roubaram ou causaram dano ao próximo em seus bens?

Os que roubaram ou causaram dano ao próximo em seus bens estão obrigados, além de confessar seu pecado, a restituir o objeto de furto/roubo  e a reparar quanto antes os danos causados.

 

8 - NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO (Conforme Ex. 20, 16)

 

O Oitavo Mandamento proíbe-nos falsear a verdade nas relações com os outros. Essa prescrição moral decorre da vocação do povo santo a ser testemunho de seu Deus, que é e quer a verdade. As ofensas à verdade exprimem, por palavras ou atos, uma recusa de abraçar a retidão moral: são infidelidades fundamentais a Deus, e neste sentido, minam as bases da Aliança com Ele.

Mentir significa falar ou agir consciente e voluntariamente contra a verdade

Viver no respeito pela verdade não significa apenas ser fiel a si mesmo. Ser verdadeiro significa ser fiel a Deus, pois, em Jesus Cristo, a verdade de Deus manifestou-se na sua totalidade: Ele é a Verdade. Seguir Jesus é viver do «Espírito de verdade» (cf. Jo 14,17) e evitar a duplicidade, a simulação e a hipocrisia. O cristão deve testemunhar a verdade evangélica em todos os campos da atividade pública e privada, mesmo com o sacrifício da própria vida, se necessário. O martírio é o supremo testemunho dado em favor da verdade da fé.

9 - NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO

O Nono Mandamento exige vencer a concupiscência carnal nos pensamentos e nos desejos. A luta contra a concupiscência passa pela purificação do coração e pela prática da virtude da temperança. São João distingue três espécies de cobiça ou concupiscência: a da carne, a dos olhos e a soberba da vida.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina, no número 2514, que concupiscência significa qualquer forma veemente de desejo humano. São Paulo a identifica com a revolta que a “carne” provoca contra o “espírito” (cf. Gl 5,16.17.24). O Nono Mandamento não se dirige contra o desejo em si, mas contra os desejos desordenados. Portanto, este proíbe cultivar pensamentos e desejos relativos às ações proibidas pelo Sexto Mandamento – Não cometer o adultério.

A atração erótica entre um homem e uma mulher foi criada por Deus e é, consequentemente, boa, pertence ao ser humano. Ela procura unir o homem e a mulher, fazendo nascer deles a descendência do seu amor. Esta união deve ser protegida pelo Nono Mandamento. Jogando com o fogo, isto é, lidando negligentemente com a crepitação erótica entre o homem e a mulher, podem ser colocados em risco o casamento e a família, afirma o Catecismo Jovem – Youcat (462).

10 - NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS

Este proíbe ao cristão a cobiça dos bens alheios, sentimento que é a raiz do roubo e da fraude. Assim, ele proíbe avidez e o desejo de uma apropriação desmedida dos bens terrenos. Proíbe também o desejo de cometer uma injustiça pela qual se prejudicaria o próximo em seus bens temporais.

Ao desejarmos obter bens semelhantes aos de nossos próximos, não violaremos esse mandamento, contando que os obtenhamos por meios justos.

Podemos nos alegrar com a alegria do outro. Mesmo que ele tenha algo que eu também desejo, quando me alegro com a tua alegria, tenho mais chances de ser feliz!