EPIFANIA é uma festa religiosa cristã que comemora a manifestação de Jesus Cristo como Deus encarnado.
No cristianismo ocidental, esta festa lembra a visita dos Três Reis Magos, enquanto no Oriente lembra o batismo de Jesus.
No período do Advento, quando os cristãos se preparam para o Natal do Senhor, monta-se a Árvore de Natal, além do Presépio e outros enfeites de Natal, que fazem alusão à alegria do nascimento do Menino Jesus. Então, no primeiro domingo do Advento, são montadas as Árvores de Natal e o presépio.
O sentido da Árvore de Natal
A árvore de Natal tradicional é o Pinheiro, pois essa árvore representa a vida e, mais ainda, ela é uma árvore forte que se mantém verde até mesmo durante os invernos rigorosos. Já a maioria das outras árvores, no frio perdem suas folhas e mudam de cor, mas o pinheiro não, ele se mantém imponente. Aqui, no Brasil, a tradição de montar Árvores de Natal teve início apenas no século XX.
A tradição de enfeitar árvores é bem mais antiga e faz relação ao solstício de inverno, que marca o fim do inverno. Foi aproximadamente em 1500 que os cristãos começaram o costume de montar suas Árvores de Natal.
O período natalino se encerra com a Festa do Batismo do Senhor.
A Festa do Batismo do Senhor é uma data móvel, não tem dia fixo, mas é celebrada todo dia 05 de janeiro, podendo cair em qualquer dia da semana. No dia seguinte a essa data, celebra-se o dia dos Reis Magos, ou seja, dia 06 de janeiro.
A festa dos Reis é a última grande festa do ciclo de Natal, portanto, podemos desmontar as árvores de Natal no dia 06 de janeiro. Depois da Festa do Batismo de Jesus e festa dos Reis, inicia-se um novo tempo litúrgico: a primeira parte do tempo comum que se estende até a terça-feira de carnaval.
Obs: Se o Batismo do Senhor for em data posterior ao Dia de Reis (Epifania, 6 de janeiro), é liturgicamente correto e até recomendado manter a árvore de Natal montada até a Festa do Batismo do Senhor, pois é essa data que encerra oficialmente o Tempo do Natal na Igreja Católica, marcando o fim do ciclo litúrgico natalino. Assim, você pode desmontar na festa do Batismo, que em 2026 será dia 11 de janeiro, após o Dia de Reis.