ADVENTO: TEMPO DE ESPERA PELO CRISTO QUE VEM
No Tempo do Advento, a Igreja nos convida a nos preparar para a vinda de Jesus.
Ainda que o Advento seja marcado pelo espírito de penitência e moderação, ele é antes de tudo um período de alegre espera. Esperamos o Natal, a vinda de Deus feito homem.
Talvez você se pergunte: "Para que se preparar para o Natal? Jesus nasceu há muito tempo e não voltará no dia 25 de dezembro. Todo Natal é sempre igual, no final não acontece nada! Quando esse dia passa, a vida é exatamente como antes, com seu lado difícil, sofrimentos, guerras”.
Na verdade, a Encarnação do Filho de Deus o fez entrar na história: ele nasceu em Belém, uma única vez e definitivamente, ele não "renasce" todos os anos no Natal. Mas o nascimento de Jesus é um acontecimento que não diz respeito apenas aos seus contemporâneos. Jesus não nasceu apenas para Maria, José, os pastores e os sábios.
Ele nasceu para mim, para cada um de nós. Não vamos à manjedoura como os pastores, mas podemos contemplar e adorar como eles. Eu não ajo num “faz de conta”. É hoje, na minha vida, que posso acolher e viver o mistério da Encarnação. Jesus, que nasceu em Belém por amor a mim, está verdadeiramente vivo e presente.
Durante o Advento, não preparamos apenas um berço para receber um recém-nascido, mas preparamos nosso coração para acolher o Deus feito homem. “Mas já fizemos isso no ano passado! Não faz sentido recomeçar sempre!" No ano passado? Claro, e não só no ano passado, porque a cada dia somos convidados a acolher Jesus. Mas nunca o acolheremos de uma vez por todas e suficientemente. O mistério nunca chega ao fim.
Vamos, pois, preparar nossos corações para receber o mistério do Menino Deus.